Publicado em 31/10/2014 por Isabel Pereira e Renata Silva

Entre os destaques da semana está a epidermólise bolhosa: uma doença que provoca danos sobretudo na pele e que afeta cerca de cem pessoas em Portugal. Para saber mais sobre o assunto o Ciência 2.0 falou com Carla Sá Couto, presidente da Associação Portuguesa de epidermólise bolhosa, e investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Estivemos também à conversa com Ricardo Eleutério, um investigador de apenas 23 anos que quer usar a imagiologia por microondas para detetar metastases do cancro da mama na axila.

Destaque ainda para a junção dos centros de astrofísica do Porto e Lisboa. A criação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço permitirá "uma coordenação mais forte da investigação nacional nesta área", afirmou Pedro Avelino, diretor do Centro de Astrofísica do Porto.

Debra Portugal

Esta foi a semana da epidermólise bolhosa. Conhece esta doença?

Fraunhofer

Ricardo Eleutério criou um método de sistema de identificação e potencial localização de células cancerígenas.

Aeromobil

Uma empresa eslovaca quer lançar um carro voador! O protótipo já foi apresentado.

Flickr/D.Zampiron

No dia mundial do AVC dia mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi lançada uma nova campanha de prevenção dirigida à mulher.

Wikimedia Commons

A Google está a desenvolver nanopartículas para diagnóstico precoce de doenças.

CAUP

Nasceu o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, o maior centro de investigação nesta área a nível nacional.