Content
  • PT
  • ENG
Lineu
Artigo
Publicado em 18/11/2013 por Eunice Sousa

O Homem sentiu necessidade de organizar os seres vivos agrupando-os segundo as suas características. A taxonomia designa o sistema de classificação biológica sob o qual se categorizam as espécies de seres vivos atuais e extintos. O sistema taxonómico hoje utilizado tem as suas bases no método descrito no século XVIII por Carl Von Linné, em português Lineu, autor de Systema Naturae.

O sistema de classificação taxonómica evoluiu ao longo dos séculos adaptando-se às sucessivas teorias de origem e evolução dos seres vivos e às descobertas da genética e da biologia molecular, estando por isso em constante reorganização.

 

imagemFigura 1 - Peter Halasz, Wikipédia

Atualmente agrupam-se os seres vivos segundo unidades taxonómicas cada vez mais abrangentes: as espécies são agrupadas em géneros, os géneros em famílias, as famílias em ordens, as ordens em classes, as classes em filos, os filos em reinos, os reinos em domínios que, no seu conjunto, englobam todos os sistemas vivos.

Assim, espécies muito próximas pertencem provavelmente ao mesmo género. Se, no entanto, forem menos próximas talvez façam parte de géneros ou mesmo de famílias diferentes, mas, provavelmente, da mesma ordem, classe ou filo.

Lineu também foi responsável pelo sistema de nomenclatura binominal (duas palavras) ainda hoje utilizado para denominar todos os seres vivos conhecidos. Lineu atribuiu um nome às espécies designado por nome científico que é igual em qualquer parte do mundo e escrito em latim, uma língua morta (ou seja, que não é falada por nenhum país) e portanto isenta de evolução, garantindo que os nomes das espécies se mantêm iguais ao longo das gerações.

De facto, a família, o género e a espécie obedecem a uma terminologia específica.

A família, em particular, engloba vários géneros e o seu nome é constituído por duas partes: um radical que vem do nome do género com maior representatividade (por exemplo, em número) de espécies dentro desta família; e a terminação aceae no caso do reino das plantas e idea no caso do reino animal, terminações essas que caracterizam o nome de qualquer família! Por exemplo, a família que inclui todas as espécies de rosas mas também frutos como as maçãs designa-se de Rosaceae pois o género mais representativo desta família é o género Rosa.

Imagem: Flicr/blondinrikard

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do concurso “Descobre o animal mistério!”, o sexto da série de passatempos subordinados ao tema “Uma Ideia para Ler”.

Partilha


Comenta

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados