Publicado em 25/6/2012 por Daniel Ribeiro

Autores: Carlos Fiolhais e David Marçal

Editora: Gradiva Publicações

Nº de páginas: 288

Palavras-chave: história da ciência; ciência divertida; matemática; astronomia; astronáutica; física; química; geologia; biologia; medicina; pseudociência.

Sobre os autores:

Carlos Fiolhais licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra em 1978 e doutorou-se em Física Teórica em Frankfurt/Main, Alemanha, em 1982. É Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000. Publicou 40 livros, editou 5 livros científicos e traduziu 6.

David Marçal é doutorado em Bioquímica pela Universidade Nova de Lisboa. Desde 2003 que é autor do Inimigo Público, um suplemento satírico do jornal Público, tendo escrito centenas de textos de humor sobre temas científicos. Desde 2009 que é coordenador dos Cientistas de Pé, um grupo de 'stand-up comedy' com cientistas.

Sinopse Ciência 2.0:

"Histórias de ciência e da vida dos cientistas naqueles raros momentos em que não estão receber um Prémio Nobel ou a retirar um osso de uma espécie desconhecida do interior da boca." É desta forma que a sinopse da editora do livro Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência se inicia. Este é um livro de divulgação científica de caráter descontraído e com tiradas cómicas que prendem o leitor às páginas da obra. Trata-se de um livro constituído por curtos textos que exploram episódios divertidos e/ou curiosos da história da ciência e da atualidade científica. O livro tenta também desmistificar várias histórias de pseudociência combatendo aqueles que de tudo fazem para «macaquear» a ciência.

O livro foi convenientemente dividido em oito partes que estão repletas de interessantes e diversificadas histórias de (1) matemática, (2) astronomia e astronáutica, (3) física, (4) química, (5) geologia, (6) biologia, (7) medicina e (8) pseudociência. É, sem dúvida, o livro ideal para quem tem pouco tempo para ler (e gosta de saber sobre tudo) visto que as curtas histórias não ocupam mais do que duas a três páginas.

O Ciência 2.0 recomenda vivamente a leitura de Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência, uma divertida retrospetiva sobre a ciência e pseudociência.