Content
  • PT
  • ENG
Artigo
Publicado em 5/7/2013 por Ana Penha

A Arte e a Ciência estão irremediavelmente ligadas. Não são almas gémeas - nunca se casaram - mas atraem-se pelas suas diferenças e parecenças.

O que têm estes dois ramos em comum? A Ciência e a Arte serão formas de interpretação construídas por nós, humanos... muitas vezes interpretações da mãe Natureza. Além disso, tanto a Ciência como a Arte têm aplicações práticas - são úteis para a sociedade. Outra semelhança entre a Arte e a Ciência é que ambas mantêm cativos profissionais, que se lhes dedicam de corpo e alma.

A Ciência, porém, exige um método sistemático. Como diz o dicionário, a Ciência traduz um conhecimento que possa ser verificável. Já a Arte tem necessariamente um condimento subjetivo - a criatividade é seu alimento, e a originalidade gourmet.

Estes domínios já foram unidos, num passado longínquo, com resultados intemporais. A quem passa despercebido, por exemplo, o trabalho de Leonardo da Vinci?

Todavia, a Arte e Ciência afastaram-se e seguiram rumos diferentes, com raros encontros. Passaram demasiado tempo de costas voltadas.

Estamos, porém, num momento de mudança. A Arte e a Ciência reaproximaram-se e, sem comprometimento, estão a entender-se. São exemplos disso a ilustração científica, se bem que por vezes ainda muito centrada no reino animal e vegetal; os excelentes documentários; os textos de divulgação, poéticos ou não, do saber; as demonstrações gastronómicas que aliam conhecimentos culinários e científicos.

Mostrar a Ciência com Arte divulgando teorias de uma forma apelativa, e até emotiva, facilita a compreensão... o entendimento. Permite também despertar interesses, e vontade de conhecer mais. A Arte com Ciência potencia a funcionalidade das obras e permite a expansão para novos horizontes.

Unidas, a Arte e a Ciência, podem ter uma relação moderna, desprendida e sinérgica - um ideal na comunhão de sintonias… uma união de facto! É promissora a sua prole.

 

*Este artigo foi enviado por Ana Penha, engenheira do ambiente.

Imagem: ©iStockphoto.com/ Baris Simsek

Partilha


Comenta

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados