Content
  • PT
  • ENG
Publicado em 17/7/2013 por Eunice Sousa

Autor: Raquel Gaspar
Editora: Associação Viver a Ciência
Nº de páginas: 30
Palavras-chave: golfinhos; roazes; estuário do Sado; barbatana; pradarias marinhas;

 

Sobre o autor:
É bióloga marinha, doutorada em Dinâmica Populacional e Conservação dos Roazes do Sado. Dedica a sua carreira à divulgação de ciência desenvolvendo materiais pedagógicos baseados em histórias. É responsável por diversos projetos pedagógicos, como o projeto “Sair da Conha” ou “A Menina do Mar”, e ainda outros projetos de financiamento da ciência como o “Simbiontes”. Autora de vários livros sobre ciência dedicados às crianças, tem na sua última obra “Histórias dos Roazes do Sado” retratos do trabalho que fez na Reserva Natural do Estuário do Sado.

 

Sinopse Ciência 2.0:
“Todas as pessoas gostam de golfinhos. O difícil é fazê-las gostar do sítio onde os golfinhos vivem”. De facto, o livro “Histórias dos Roazes do Sado”, mais do que um livro sobre golfinhos, trata sobre a sua casa e sobre os tesouros que ela esconde. Raquel Gaspar, especialista na área, ajuda-nos a mergulhar nas ilustrações de Marcos Oliveira para conhecer esta pequena família de golfinhos que vive no estuário do Sado.
Como é nascer golfinho? Como se distinguem os golfinhos através da barbatana dorsal? Que berçário é esse que o estuário representa para os jovens roazes? Que seres vivos são seus vizinhos e que outros habitats existem na sua envolvência? Como se divertem os golfinhos com as correntes dos barcos dos pescadores? Como brincavam com estes roazes as crianças romanas que viviam na “Ilha de Ácala” muitos séculos antes de Tróia se chamar Tróia e até do nosso país ter nascido?
As “Histórias dos Roazes do Sado” são narradas por um dos mais jovens roazes desta comunidade, o Tongas, que nos conta tudo sobre cada elemento da sua família e sobre as pradarias marinhas onde vivem: autênticos jardins subaquáticos, relvados de perder de vista onde florescem as mais variadas formas de vida! Tongas recorda ainda a grande aventura do Asa na lenda do golfinho voador: uma lenda que afinal é verdade e que conta com o testemunho da autora Raquel Gaspar durante o salvamento do golfinho Asa em Abril de 1999. É um livro de encantar com o objetivo de sensibilizar para proteger: a missão de proteger o estuário e os seus tesouros na qual todos nós temos um papel a desempenhar!

Partilha